A bioeconomia azul está a emergir como uma estratégia essencial para enfrentar os desafios globais de recursos naturais limitados e as alterações climáticas. Na União Europeia, estão a ser adotadas medidas abrangentes para fomentar uma economia mais circular e reduzir o desperdício.
Este projeto visa a construção de uma plataforma inteligente de valorização de coprodutos da bioeconomia azul, denominada Fish Matter, uma iniciativa inovadora que está atualmente em desenvolvimento, tendo em vista a criação de um espaço virtual único.
O projeto inserido na Agenda Mobilizadora do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA) tem como objetivo simplificar e dinamizar, através da plataforma, a ligação entre as empresas que geram coprodutos marinhos e aquelas que podem utilizá-los como matéria-prima de qualidade ou material auxiliar para desenvolvimento de novos produtos.
A plataforma servirá ainda, como base de dados de conhecimento, disponibilizando informação sobre tecnologias, projetos ou literatura na área da transformação dos coprodutos, por forma a ajudar a identificar novas cadeia de valor e fomentar o aparecimento de novas empresas transformadoras de coprodutos.
A informação que ficará disponível na Plataforma Fish Matter pretende, assim, maximizar o valor de cada peixe, com objetivos muito direcionados para a inovação produtiva:
Diminuir o desperdício
Fomentar a economia circular
Aumentar o valor de cada peixe desembarcado
Potenciar novas oportunidades de negócio
Incentivar o aparecimento de novas tecnologias
Estimular a criação de emprego