IPMA e Fish Matter no 7º Simpósio de Produção e Transformação de Alimentos

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras, foi o anfitrião do 7º Simpósio “Produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável”, realizado no dia 29 de maio de 2024. O evento reuniu investigadores, especialistas e profissionais do setor alimentar para explorar três grandes áreas temáticas: Produção de Alimentos, Transformação de Alimentos e Ambiente Sustentável.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) marcou presença com uma comunicação oral intitulada: “Valorização de coprodutos da indústria de processamento de pescado: hidrolisados proteicos de dourada”. Nesta apresentação, foram divulgados resultados relativos à valorização de coprodutos de dourada e ao desenvolvimento de hidrolisados proteicos, abordando temas específicos trabalhados no âmbito do projeto Fish Matter.

O Fish Matter é um projeto inovador que visa promover a valorização de coprodutos (peles, espinhas, cabeças, entre outros) da indústria do pescado, através da criação de uma Plataforma Inteligente para a Valorização de Coprodutos da Bioeconomia Azul.  Liderado pelo B2E CoLAB, conta com a parceria do IPMA, do Centro Interdisciplinar de Investigação marinha e Ambiental (CIIMAR), do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho.  O projeto está inserido na Agenda do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA) e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estes primeiros resultados apresentados pelo IPMA refletem a abordagem sustentável e tecnológica que caracteriza o Fish Matter, destacando o seu contributo para a economia circular e o desenvolvimento de soluções alinhadas com a bioeconomia azul.