O projeto Fish Matter esteve em destaque na Expo Fish Portugal 2025, que decorreu nos dias 9 e 10 de dezembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, ao ter sido um dos finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal. A distinção reconheceu o contributo do projeto para a valorização sustentável dos recursos marinhos e para a inovação ao longo da cadeia de valor do pescado.
No âmbito do evento, o projeto foi apresentado através de um pitch realizado por João Reis, gestor de IT do B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul, entidade responsável pelo desenvolvimento do Fish Matter. A apresentação incidiu sobre a criação de uma plataforma inteligente de valorização de coprodutos da bioeconomia azul, atualmente em desenvolvimento, concebida como um espaço virtual de ligação entre diferentes agentes da cadeia de valor do pescado.
Integrado na Agenda Mobilizadora do Pacto da Bioeconomia Azul (PBA), o Fish Matter tem como objetivo simplificar e dinamizar a articulação entre empresas que geram coprodutos marinhos e entidades que os podem utilizar como matéria-prima de qualidade ou como material auxiliar para o desenvolvimento de novos produtos. A plataforma pretende ainda funcionar como uma base de dados de conhecimento, reunindo informação sobre tecnologias, projetos e literatura científica na área da transformação de coprodutos, contribuindo para a identificação de novas cadeias de valor e para o surgimento de novas oportunidades de negócio.
Promovida pela Docapesca, a quinta edição da Expo Fish Portugal reuniu centenas de profissionais da fileira do mar, incluindo empresas de pesca e aquacultura, indústria transformadora, conserveiras, associações, investigadores, entidades públicas e parceiros internacionais, afirmando-se como um espaço privilegiado para a apresentação de iniciativas inovadoras ligadas ao setor.
A participação do Fish Matter neste contexto reforçou a relevância do projeto enquanto instrumento orientado para a redução do desperdício, o fomento da economia circular, o aumento do valor de cada peixe desembarcado e o estímulo à inovação produtiva, em alinhamento com os desafios atuais da bioeconomia azul.
O projeto Fish Matter é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Conta com a colaboração de um consórcio de parceiros científicos e tecnológicos que integra a Universidade do Minho, o CIIMAR, o IPMA e o ISEP, reforçando a articulação entre investigação, conhecimento aplicado e inovação ao serviço da valorização sustentável dos recursos marinhos.

