Chama-se Fish Matter e é um dos projetos inseridos no Pacto da Bioeconomia Azul. Liderado pelo B2E CoLAB, visa impulsionar a economia circular no setor do pescado, facilitando o contacto e o estabelecimento de parcerias colaborativas entre empresas geradoras de coprodutos marinhos e empresas que os valorizem, utilizando-os no desenvolvimento e produção de produtos inovadores e de maior valor acrescentado.
O novo website serve como um ponto de encontro para divulgar o projeto Fish Matter, permitindo aos utilizadores conhecer os objetivos, acompanhar as atualizações e entender a importância da valorização de coprodutos marinhos.
Através deste sítio na Internet, é possível obter informações detalhadas sobre como o projeto pretende revolucionar a gestão de coprodutos, promovendo a economia circular e a sustentabilidade.
Na homepage do website, é possível ainda aceder aos dois questionários dirigidos às empresas geradoras de coprodutos e às empresas valorizadoras de coprodutos. Os dois têm por objetivo a recolha de dados, de forma a caracterizar o panorama do setor em Portugal.
Defendendo um novo paradigma sustentável, inovador e descarbonizador, que encontra no mar uma resposta ao desafio da escassez global de recursos terrestres, o Pacto da Bioeconomia Azul (PBA) prevê desenvolver um conjunto de medidas com impacto positivo no ambiente, na vida dos consumidores e nas exportações nacionais.
Inserido no PBA, e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto Fish Matter é liderado pelo B2E CoLAB e conta com a participação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho. O objetivo final passa pela construção de uma plataforma inteligente para a valorização de coprodutos da bioeconomia azul, a Plataforma Fish Matter.